Pages

Sistema Esquelético: Osteologia (Estudo dos ossos)


O esqueleto humano de um adulto é composto aproximadamente 206 ossos isolados, que constrói toda estrutura do corpo.

Diversas cartilagens estão incluídas no sistema esquelético. Essas cartilagens e ossos são unidos por ligamentos e formam superfícies onde os músculos ficam presos. Como os músculos e os ossos devem se encaixar para permitir o movimento corporal. Estes dois sistemas (sistema muscular e sistema esquelético) são conhecidos como sistema locomotor.

O esqueleto adulto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular.

Esqueleto Axial

No esqueleto axial estão todos os ossos que ficam próximo ao eixo central do corpo. O
esqueleto axial adulto tem aproximadamente 80 ossos, incluindo o crânio, a coluna vertebral, as costelas e o esterno (Figura 1).

Tabela de ossos do esqueleto axial



Figura 1. Esqueleto Axial

Esqueleto Apendicular

O esqueleto apendicular, consiste em todos os ossos dos membros superiores e inferiores (extremidades), ombro e pelve (Figura 2). O esqueleto apendicular é preso ao esqueleto axial, em sua forma adulta comporta aproximadamente 126 ossos isolados.

Tabela de ossos do esqueleto apendicular




*Isso inclui os dois ossos sesamoides dos joelhos (patela esquerda e direita).

Figura 2. Esqueleto apendicular

Ossos Sesamoides

O osso sesamoide é um osso pequeno de forma oval, que está presente em certos tendões (quase sempre próximo às articulações). Não são considerados parte do esqueleto axial ou apendicular, exceto pelas duas patelas, que são os maiores ossos sesamoides. Os outros ossos sesamoides mais comuns estão localizados no pé e mão, na base do primeiro dedo (Figura 3).

Os membros superiores, são localizados mais nos tendões, os ossos sesamoide, junto à palma da mão, a base do polegar. Outros são encontrados nas articulações dos membros superiores e inferiores.

Qualquer osso sesamoide pode passar por uma fratura, o que pode não aparecer em tomografias computadorizadas ou radiografias.


Figura 3. Ossos sesamoides da mão e pé.

Classificação dos ossos

Cada ossos do corpo humano pode ser classificado nas seguintes classes:

  • Ossos longos
  • Ossos curtos
  • Ossos laminares
  • Ossos irregulares

Ossos Longos

Os ossos longos dispõe em um corpo e duas extremidades, e são encontrados no esqueleto apendicular (Figura 4).

Composição

A camada externa dos ossos é formada de um tecido ósseo denso, conhecido como osso compacto. O osso compacto apresenta alguns espaços vazios entre as células e oferece apoio e proteção a todo o osso.

O corpo do osso contém uma camada mais grossa de osso compacto que se localiza nas extremidades, a fim de aguentar a pressão do peso exercido sobre ele.

Dentro da camada exterior, e especialmente nas duas extremidades de cada osso longo, está localizado o osso esponjoso, que é altamente poroso e contém a medula vermelha, responsável pela produção de glóbulos vermelhos.

O corpo de um osso longo é oco e possui uma cavidade medular, que, nos adultos, contém medula gordurosa (amarela). O periósteo, uma membrana densa e fibrosa, deixa de cobrir o osso apenas nas superfícies relacionadas às articulações. Essas superfícies, por sua vez, são cobertas de uma camada de cartilagem hialina.

O periósteo é essencial para o crescimento, a manutenção e a nutrição dos ossos, que são supridos ricamente pelos vasos sanguíneos. É pelo periósteo que os vasos sanguíneos entram no osso. Próximo ao centro do corpo dos ossos longos corre uma artéria nutriente, que passa obliquamente através do córtex ao longo de um forame nutrício, para dentro da cavidade medular.

Figura 4.  Osso longo (Úmero)

Ossos Curtos

Ossos curtos são encontrados apenas nos punhos e tornozelos. São constituídos principalmente de tecido esponjoso, com uma cobertura fina de osso compacto. Os oito ossos do carpo (Figura 5) de cada punho e os sete ossos tarsais de cada pé são classificados como ossos curtos.
Figura 5. Ossos curtos (carpos).

Ossos Laminares

Essa classe de osso é composto por dois planos: osso compacto e osso esponjoso, com medula entre eles. Exemplos de ossos laminares: ossos que compõe a calota craniana (Figura 6), o esternoas costelas e as escápulas (omoplatas).
O espaço estreito entre as superfícies interna e externa dos ossos laminares dentro do crânio é
chamada de
díploe. Os ossos laminares oferecem proteção às partes internas e superfícies amplas para a ligação com o músculo.  

Figura 6. Ossos laminares (calota).

Ossos Irregulares

São ossos com formato peculiar e posicionados na última categoria. Exemplos: vértebras, ossos faciais, ossos da base do crânio e ossos da pelve (Figura 7).
Figura 7.  Osso irregular (vértebra lombar - L3).  

 Referência Bibliografia

BONTRAGER, K.L. Tratado de Posicionamento Radiografico e Anatomia Associada, 8ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015.