Pages

Ética na Radiologia, o conceito da Ética e Moral dentro da Profissão


Olá, meu nome é Lucas Simões e estou publicando o meu primeiro texto para o meu Blogger. Nesse texto vou dividir com todos vocês a importância da Ética em nossa profissão.

Abaixo descreverei, de maneira simplificada, um pouco do significado das palavras Ética e Moral.

ÉTICA

Ética é uma palavra com origem grega, relacionada ao termo ethos. A palavra foi direcionada à ideia de caráter, denominando os costumes e o modo de ser de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas.

A ética também é uma área da filosofia que estuda a conduta humana. Em suas abordagens originais presentes na filosofia clássica, o estudo da ética não se resumia apenas à ideia de analisar os hábitos do ser humano segundo as “regras” da sociedade em que está inserido.

Os fundamentos teóricos, tinha o objetivo de identificar os melhores caminhos para uma vida equilibrada e satisfatória em um contexto social - tanto na esfera particular, quanto na esfera pública.

O conceito de ética não pode ser resumido de forma tão crédulaConforme descrito no dicionário online Michaelis, o termo diz respeito à reflexão sobre toda a essência que permeia os princípios e valores que compõem a moral, área que busca compreender o sentido por trás da vida humana e as “raízes” do bem e do mal.

Nesse sentido, o estudo da ética busca conduzir os principais deveres do ser humano, considerando as bases que guiam o contexto social no qual ele está inserido. A partir dessas noções que envolvem o conceito da palavra ética, é possível partir para a próxima pergunta fundamental: o que você entende por ética?

DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL


A complexidade na interpretação do que corresponde ou não a uma atitude ética, tem a ver com a correlação entre dois conceitos geralmente confundidos: ética e moral.

A filosofia compreende ambas as definições de forma distinta.
Em entrevista ao Gshow, o filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Mario Sergio Cortella, esclarece que há uma diferença essencial entre ambos os conceitos.


Ele pontua que a ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos quais um determinado indivíduo determina sua conduta social.

Por exemplo: se os princípios éticos para a vida em sociedade estipulam que roubar é errado, uma pessoa que os segue, naturalmente, não deve roubar nada. Não importa se o objeto for uma simples lápis ou uma quantia de R$ 10 mil.


No entanto, isso é apenas a teoria. Em contraste, está a prática da conduta ética. Conforme explica Cortella, é aí que entra a moral. O conceito de moral diz respeito à capacidade de exercer sua ética na prática, na vida cotidiana.

O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL?

A ética profissional está relacionada aos princípios que guiam a conduta de um determinado indivíduo dentro do seu trabalho.

Na Profissão de Técnico,Tecnólogo e Auxiliar em Radiologia possui um código de ética, que com uma linguagem clara e objetiva estabelece a boa e honesta prática da profissão. Para conhecer mais sobre o Código de Ética da Radiologia clique aqui.

Até a próximo publicação e muito obrigado por acessar meu blogger.