Pages

Anatomia: Conceito, o que é?

Anatomia é o estudo, descrição e classificação da estrutura e dos órgãos do corpo humano. A fisiologia trata das funções e dos processos do corpo, ou como as partes do corpo funcionam.

Do ponto de vista etimológico, a anatomia provém do latim “anatomos” que por sua vez deriva do grego, sendo assim “ana” significa “por meio de” e “tomos” quer dizer “corte”, desta maneira, de forma conjunta pode ser traduzida como “cortar para ver”.

É quase improvável estudar anatomia sem estudar um pouco de fisiologia. O estudo radiográfico do corpo humano é principalmente um estudo da anatomia dos diversos sistemas, com menos destaque na fisiologia.

Organização estrutural

Diversos níveis de organização estrutural são constituídos ao corpo humano. O nível mais baixo é conhecido como nível químico. Todas as substâncias químicas são necessárias para a manutenção da vida e são compostas por átomos, que são concentradas de diversas maneiras a fim de constituírem moléculas, assim como várias substâncias químicas, em forma de moléculas, são organizadas para compor as células.

Células

A célula do corpo humano é a estrutura mais essencial de todos os tecidos vivos. Cada uma das partes, seja o sangue, nervo, músculo, gordura, osso, cartilagem ou pele, é composta por células.

Tecidos

São grupos consistente de células semelhantes que, juntas, com seu material intercelular, realizam uma função específica. Existem quatro tipos básicos de tecidos:
  1. Epitelial: Tecido que cobre superfícies internas e externas do corpo.
  2. Conjuntivo: Tecido de suporte, que liga e sustenta várias estruturas.
  3. Muscular: Tecido que constitui a substância do músculo.
  4. Nervoso: Tecido que constitui a substância dos nervos e centros nervosos.

Órgãos

Conjunto de tecidos se juntam para executar uma função específica do corpo humano, surge um
órgão, que geralmente tem uma forma característica. Exemplos de órgãos do corpo humano são os rins, o coração, o fígado, os pulmões, o pâncreas o estômago e o cérebro.
  

Sistema

Consiste em um grupo de órgãos que têm uma determinada função para o corpo humano. O digestório, constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, é um exemplo de um sistema do corpo. O corpo humano comporta um total de 10 sistemas individuais. Esses sistemas abrange (1) esquelético, (2) circulatório, (3) digestório, (4) respiratório, (5) urinário, (6) reprodutor, (7) nervoso, (8) muscular, (9) endócrino e (10) tegumentário.


Organismo

É o maior nível organizacional. O organismo é um indivíduo vivo. Todas as partes do corpo, funcionando umas com as outras, constituem o organismo total – uma pessoa viva.
Níveis de organização estrutural humana.

Referência Bibliografia

BONTRAGER, K.L. Tratado de Posicionamento Radiografico e Anatomia Associada, 8ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015.