Pages

Sistema Esquelético: Desenvolvimento dos ossos


O desenvolvimento dos ossos é conhecido como ossificação. O esqueleto embrionário é composto por membranas fibrosas e cartilagem hialina. A ossificação começa na sexta semana de gestação, e continua até a idade adulta.

Produção de Glóbulos

Nos adultos, os glóbulos vermelhos são produzidos pela medula vermelha de certos ossos laminares e irregulares. Exemplo: osso do esterno, nas costelas, nas vértebras, ossos da pelve e nas extremidades dos ossos longos.

Formação Óssea

Existem dois tipos de formação óssea conhecidos atualmente. Quando os ossos substituem membranas, a ossificação é chamada de intramembranosa, e quando eles substituem cartilagem, o resultado é a intracartilaginosa (ossificação endocondral).

Ossificação intramembranosa

Acontece rapidamente, em ossos que têm necessidade de proteção, tais como as soldas nos ossos laminares do topo do crânio, que são os centros do crescimento nos quais o osso se desenvolve mais cedo.

Ossificação endocondral

Esse tipo de ossificação é bem mais lenta que a intramembranosa, ocorre na maior parte do esqueleto, particularmente nos ossos longos.

No processo de ossificação endocondral, existem dois tipos de centros: centro primário e centro secundário.

Centro primário da ossificação endocondral ocorre na área localizada no meio do corpo ósseo. Esse processo acontece nos ossos que estão crescendo e é chamado de diáfise, que se torna o corpo em um osso completamente desenvolvido.

Os centros secundários aparecem próximos às extremidades dos ossos longos dos membros. Muitos dos centros secundários surgem depois do nascimento, enquanto a maioria dos centros primários aparece antes. Cada centro secundário de ossificação é chamado de epífise. As epífises do fêmur distal e da tíbia proximal são as primeiras a aparecerem e podem estar presentes no nascimento. Placas cartilaginosas, chamadas de placas epifisárias, são encontradas entre a metáfise e cada epífise até o desenvolvimento completo do esqueleto. A metáfise é a área em que o crescimento ósseo ocorre em sua extensão. A metáfise é a maior parte de um osso longo próximo a uma placa epifisária. O crescimento na extensão óssea resulta num aumento longitudinal nas placas epifisárias cartilaginosas. Ossificação progressiva ocorre pelo desenvolvimento do osso endocondral, até que toda a cartilagem tenha sido substituída por osso, tempo em que o crescimento do esqueleto estará completo. Esse processo de fusão epifisária de ossos longos ocorre progressivamente, da época da puberdade até a maturidade completa, que ocorre aproximadamente aos 25 anos de idade. No entanto, o tempo em que cada osso completa seu crescimento varia em diferentes regiões do corpo. Geralmente, o esqueleto feminino amadurece mais rápido que o esqueleto masculino.

Radiografia Demonstrando o Crescimento Ósseo

A Figura 1 mostra uma radiografia da região do joelho de uma criança de seis anos de idade. Os centros primário e secundário do crescimento ósseo estão claramente demonstrados e rotulados.


Figura 1.  Região do joelho (criança de seis anos).  
Figura 2.  Ossificação endocondral (crescimento ósseo).  

Referência Bibliografia

BONTRAGER, K.L. Tratado de Posicionamento Radiografico e Anatomia Associada, 8ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015.